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Y AUTISMO: DE LAS PRÁCTICAS BASADAS EN EVIDENCIAS A LA ESCUELA. Na pesquisa, teve-se como objetivo mostrar que as crianças portadoras de Autismo podem e devem se adaptar ao meio social, além. Porém apesar de todas as características que afasta essa criança da escola é importante salientar que essas crianças têm direito a educação e ao dar a elas a oportunidade de alcançar e manter um nível aceitável de conhecimentos. Advogada atuante na área de Direito de Família e Sucessões e Direitos da Pessoa com Autismo. Jul 27, 2006 Não será porque o ambiente escolar rígido não permite que ela se. No que se refere aos aspectos psicossociais, nota-se que os autistas têm como característica o isolamento, com isso dificultando sua relação com as pessoas do meio em que vivem, ocasionando as deficiências de relacionamento interpessoais e de interação com o meio. Com a nova busca, obtiveram-se 38 trabalhos cujos temas relacionam-se ao campo da educação, de acordo com suas palavras-chave. Organizado pela Associação Americana de Psiquiatria APA, o DSM IV apresenta as seguintes classificações para o autismo: Síndrome de Rett, Autismo Infantil, Síndrome de Asperger, Transtorno Desintegrativo da Infância, Transtorno Global do Desenvolvimento sem outra especificação. É desta envolvência que os alunos com transtorno do espectro autista TEA necessitam: a priorização de valores humanos que mostrem a importância da escola nos processos psicológicos dos indivíduos. Artigo: Um olhar sobre o autismo e sua especificidade. 9 Curso Letras Licenciatura plena, Curso de Pedagogia, Pós graduação Língua Portuguesa, Pós graduação em Educação Especial Inclusiva Aplicada à Educação Básica.

Comportamento motor de crianças com transtorno autista: O papel da educação física escolar Portuguese Edition Freires Viegas, Iuri on. Atualmente, o autismo na escola é um tema muito discutido e O comportamento de algumas crianças com autismo pode ser um desafio na escola Agora que você já sabe como trabalhar o autismo em escolas regulares, compartilhe este artigo em. Os outros 19 distribuem-se em programas de áreas distintas, sendo dois da área da tecnologia da educação e 17 da área da saúde distúrbios do desenvolvimento, reabilitação, psicologia e fonoaudiologia. Trabalhos orientados por uma perspectiva crítica que privilegia as condições educacionais, sociais e históricas de constituição do sujeito, em contraposição a um olhar individual e patologizante sobre o TEA, permitem a emergência de diferentes olhares sobre a inclusão escolar e o TEA. COSTA, Maria Cristiane Alves 1 , MODESTO, Kezia Maria 2 , LOPES, Fabiana Araújo Vanin 3 , AMARAL, Nair Delgado do 4 , COSTA, Diane Alves 5 , LIMA, Lucia Maria de 6 , SANTOS, Vania Araújo dos 7 , ALEXANDRE, Marineide Elias 8 , OLIVEIRA, Leandro Edson de 9. Tem mestrado em observação e análise da relação educativa e é doutora em educação intercultural e multicultural pela Universidade de Huelva, da Espanha. Identificação e seleção, mediante leitura dos resumos e palavras-chave, dos trabalhos relacionados à escolarização e inclusão escolar. identificar os intercâmbios sociais dos alunos com autismo em sala de aula e também na sala de recursos. Conceição Catalão é licenciada em história pela Universidade Clássica de Lisboa e possui especialização e pós-graduação em educação especial. Esse comportamento é logo confundido com falta de educação e limite.

Na segunda etapa, realizou-se uma análise de conteúdo sobre os modos como o autismo e a educação inclusiva são abordados nas pesquisas produzidas em programas de pós-graduação PPG da área da educação. Autismo na escola: como decidir a melhor opção? Sugeriria alguns pontos para decidir: Um Asperger academicamente muito bom e com problemas leves de socialização pode se beneficiar de um conteúdo mais forte na escola particular, desde que apoiado com intervenções em habilidades sociais. Neste sentido a Figura 1 a estimativa é que existam 70 milhões de pessoas no mundo com autismo, sendo que se encontram 2 milhões delas no Brasil. Objetivo: analisar a produção de artigos científicos sobre autismo nas escolas, disponibilizados na base de dados Scielo. Método: os descritores utilizados foram "autismo" combinado com "escola". 2 Curso de Letras-Licenciatura Plena, Pós graduada em Educação Infantil e Séries Iniciais. A educação só faz sentido a partir de um relacionamento individualizado que promova a passagem progressiva da criança para a fase de integração ao grupo e à sociedade, nos lembra João do Santos. Na maioria dos trabalhos, há uma seção específica para explicar o autismo, que contempla o discurso baseado nas explicações etiológicas dos manuais oficiais, em especial o manual diagnóstico e estatístico de distúrbios mentais DSM, explicações específicas relacionadas à área da pesquisa educação, psicologia, fonoaudiologia, psicopedagogia e, em alguns casos, abre-se uma discussão acerca dos aspectos sociais relacionados ao autismo, no tocante ao preconceito, à discriminação e outras barreiras sociais que impõem limites ao pleno desenvolvimento da pessoa com TEA. Por isso, é um ótimo recurso para buscar referências de ferramentas amigas da inclusão do autismo na sala de aula.

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É importante ressaltar que em relação ao ensino tradicional, a criança autista não está inserida nesse contexto, pois dificulta mais ainda o seu aprendizado e a sua inserção nos anos seguintes, pois o autista tem como característica muitas vezes de ser agressivo, com hábitos repetitivos, e muitas vezes possui dificuldade para aprender. Fatima de Kwant Articles Autism, Artigos Autismo Brasil 2 comentários. 3 Graduação Ciências Biológica e Pedagogia, Pós graduada em Educação e Meio Ambiente, Pós graduada em Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino fundamental com ênfase em alfabetização. Palavra-chave:Transtorno do Espectro Autista. "A escola recebe uma criança com dificuldades em se relacionar, seguir regras sociais e se adaptar ao novo ambiente. Ora para incluir é necessário fomentar ambientes de sala de aula produtivos que se caracterizem por um clima geral em que os alunos revelem sentimentos positivos sobre si, os colegas e a turma, de modo que todos adquiram competências interpessoais. Trata-se de produções provenientes de um PPG de uma universidade paulista privada. Neste sentido este artigo permitirá uma compreensão de como ocorrem as relações sociais, didáticas e metodológicas que auxiliam na inclusão da criança autista a partir da educação infantil. Todavia, por mais que as escolas tenham no seu quadro de professores, profissionais capacitados, ainda são muitas as dificuldades para o desenvolvimento da criança autista, assim, é necessário incluir o uso de métodos para ajudar o ensino aprendizado desses alunos, com isso foi criado o método TEACCH Tratamento e Educação para Autistas e Crianças com Déficits Relacionados à Comunicação, que vem sendo utilizado no Brasil. uma revisão de literatura nacional brasileira sobre artigos científicos relacionados. Os procedimentos foram realizados em duas etapas.

Existem pontos fundamentais para a inclusão de uma criança autista na escola, para isso é fundamental que todos os envolvidos, família, amigos e escola, os tratem normalmente, tentando entendê-los na sua forma de ser, proporcionando tratamento em todas as áreas que precisem. A problemática que se propôs foi o autismo e inclusão escolar, buscando pensar que práticas educativas são possíveis para o aluno autista na perspectiva da inclusão? O autismo, assim como outras patologias do gênero, sempre esteve presente na. Desse total, 17 fazem parte de PPG voltados às ciências da reabilitação, 29 voltados às ciências da saúde saúde coletiva, saúde da criança e adolescente, medicina, fonoaudiologia, 28 à psicologia psicologia clínica, psicologia experimental, psicologia escolar e educacional e 18 aos distúrbios do desenvolvimento. A primeira consistiu no levantamento sistemático de teses e dissertações sobre TEA na BDTD/IBICT. Os dados obtidos foram, inicialmente, organizados por área de conhecimento, com base nos PPG de origem, natureza administrativa das instituições públicas ou privadas, obtendo-se o gráfico mostrado na Figura 2:. Esses estudos entendem a deficiência não como substância imutável ou entidade externa que invade e desequilibra os estudantes, suas famílias ou o cotidiano escolar. Palmas exame de dengue demora Monografia, logiciel prezi presentation Estudo de Casos, curso inspirar balneario camboriu Resumo, exame cavernosografia Resumo. Com o método TEACCH é realizada uma avaliação conhecida PEP-R Perfil Psicoeducacional Revisado como forma de avaliação de alunos para entender quais são seus maior interesse, e suas dificuldades, e assim pode organizar um programa individualizado.

A formação do professor para inclusão de alunos autistas. Em Autismo, Linguagem e Educação, a autora discute a constituição da linguagem do aluno autista Autismo - MS lança cartilha para orientar diagnóstico precoce do transtorno. O KIT SÓ ESCOLA AUTISMO foi desenvolvido por especialistas da área. Fechando a sequência de 3 artigos sobre inclusão escolar de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo, este artigo visa apresentar o passo a O primeiro passo do processo de inclusão consiste na avaliação, que tem como objetivo avaliar e medir comportamentos-alvos na escola, identificando. Ainda em relação ao aprendizado Vygotsky 1987 defende a chamada zona de desenvolvimento proximal ZDP da criança é a distância entre seu desenvolvimento real, que se determina através da solução. Palavras-chave: Autismo, Escola, Fonoaudiologia, Inclusão, Linguagem. A inclusão dos alunos especiais nas escolas vão além do espaço, ou seja, é algo muito amplo, pois envolve a reestruturação dos espaços físicos, sociais e socioeducativos dos processos de ensino-aprendizagem. Criar conta e publicar artigo! O autismo na escola: desafios e possibilidades Este, assegurado na Constituição Federal no artigo 205-208 e regulamentada pela "LDB" Lei Federal de A autora apresenta de forma lúcida algumas características de uma criança com autismo, a maioriados. É um artigo bibliográfico que inicialmente abordará o conceito de autismo e o diagnóstico diferencial, em seguida trata da Educação Inclusiva, a Política Nacional da Educação Especial, a partir da década de 90, após abordará a Inclusão Escolar de crianças com autismo. A inclusão educacional/social dos indivíduos com transtorno do Espectro Autista integra família e escola que, juntas, podem tornar a vida desses indivíduos mais.

Pós-graduanda em Direito de Família e Sucessões pela Escola Paulista de Direito. Podem auxiliar no processo de inclusão dos estudantes com autismo na escola comum. Ao enviar este formulário, você concorda que podemos coletar, armazenar e processar os dados que você forneceu. Os critérios de inclusão foram: artigos originais em língua portuguesa. Do total das 136 pesquisas encontradas, 19 foram identificadas como pertencentes à área da educação, tendo em vista seus PPG de origem: educação, educação especial, educação física, educação para ciências, docência na educação básica e educação matemática, conforme Tabela 1. 1 1 As produções da área distúrbios do desenvolvimento foram inseridas como subcategoria da saúde. Para tanto, foram realizados os seguintes procedimentos:. Entretanto as instituições de ensino precisam promover uma educação de qualidade para os portadores de necessidades especiais para que eles possam se desenvolver integralmente. O desafio do autismo na inclusÃo escolar Pedagogia Busca da conscientização da nova realidade e estudo para compreender a inclusão e utilizar diferentes metodologias visando um atendimento de qualidade para todos os alunos com TEA que buscam a escola regular. Por esse motivo há relevância no que concerne aos estudos em relação ao aprendizado da criança autista, é preciso que o educador trabalhe de forma coerente pois não há receita, algo pronto que seja garantia de sucesso ou que funcione para todos. Crianças com transtornos de desenvolvimento apresentam diferenças e merecem atenção com relação às áreas de interação social, comunicação e comportamento. mas como processo que se constrói e se transforma mediante as relações sociais.

Artigos, ensaios e monografias jurídicas sobre Autismo. Por volta de 1980 que o autismo foi reconhecido pela primeira vez e inserido em uma nova classe de transtornos, os transtornos invasivos do desenvolvimento KLIN, 2006. Ressalta-se que o TEACCH se busca a adaptação do ambiente para na perspectiva de facilitar a compreensão da criança em relação a seu local de trabalho e ao que se espera dele. TRANSTORNOS DO ESPECTRO DO AUTISMO NA ESCOLA - PROTAGONISMOS NO PROCESSO INCLUSIVO Carlo Schmidt - UFSM Introdução Em tempos de inclusão, a educação de alunos com autismo, assim como o reconhecimento dos infinitos matizes e gradientes pelas quais estas características se apresentam ao longo do espectro, se constitui como um desafio para. Assim, os objetivos deste artigo são revisar o conceito de PBE, no âmbito das. A partir dos ensinamentos de Jean Piaget, que afirma que o indivíduo é um componente ativo no processo de aprendizagem, ou seja o sujeito aprende através de suas ações, ademais vale lembrar que o mesmo não acontece com as crianças autistas, o seu desenvolvimento se dá de uma forma diferente das outras, ela não consegue seguir um padrão. O termo condutas atípicas, criticado por sua generalidade, pela ênfase na conduta e por dificultar a identificação de quadros que são diversos, foi substituído, na PNEEPEI, pela terminologia oficial - transtornos globais do desenvolvimento -, conforme o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, 4ª edição, texto Revisado DSM IV-TR. Assim, podemos perceber que existe uma estreita relação entre aprendizado e desenvolvimento da criança autista, ou seja, o aprendizado permite ao indivíduo a maturação das suas funções psicológicas propiciando o seu desenvolvimento. 6 Curso de Letras-Licenciatura Plena, Pós graduada e Língua Portuguesa.

Há toda a influência de contextos de socialização que não são considerados pela maioria das reformas escolares, que acabam por ignorar a importância do afeto e não reconhecem como central na determinação do profissionalismo do docente o trabalho emocional de dar esse suporte. Com o objetivo de confrontar ou complementar os dados relacionados às pesquisas em educação, realizou-se uma segunda busca na BDTD/IBIC, inserindo-se o termo educação aos mesmos descritores autismo, transtorno do espectro e autista, utilizados no início desta pesquisa e mantendo-se as mesmas definições de período e região. No que se refere a relação entre pais e professores aponta-se, que os educadores precisam realizar um trabalho com as famílias com o objetivo dar oportunidade de sanarem suas dúvidas e no que se refere ao afastamento dos filhos entender que pode trazer benefícios não só a eles, mas à família também, neste sentido a educação, precisa estar voltada à socialização e integração dos autistas, pois o contato com a escola, professores e outras crianças pode ser de grande importância. Inscrita no Convênio entre OAB e Defensoria Pública do Estado de São Paulo. Na época, ele possuia todos os sintomas possíveis e imagináveis do Autismo. ela apresenta dificuldades motoras, porém para cantar ela não necessita de coordenação motora e sim de voz e outras coisas. Seção de atividades extracurricular de resumo. Artigos autismo na escola revisao ford programada Cuiabá curso gestao hospitalar fgv. Ele recebia atendimento de outros profissionais - psicóloga, psicopedagoga, fonoaudióloga etc. Embora o conhecimento sobre o autismo ainda seja de domínio das áreas médicas, este estudo mostra que a emergência de pesquisas educacionais no âmbito da inclusão escolar também pode contribuir para a construção de outras formas de pensar a escolarização de pessoas com TEA, alternativas ao modelo biomédico.

O autismo é considerado como um transtorno em detrimento ao mesmo englobar a síndrome de Asperger e abarcar diversas dificuldades do Ainda na lei em seu artigo 7º diz que haverá punição de uma multa de 3 três a 20 vinte salários mínimos ao gestor da escola que negar a. Thumbnail Tabela 1 Distribuição das pesquisas em educação por ano e programa de pós-graduação. Autismo na escola: a prática dos professores. Um compilado de práticas simples de inserir na rotina da sala de aula para incluir crianças com autismo e respeitar os limites de cada uma. A mente ativa, das ações à cognição: lições do autismo. O que é TDAH, tratamento, sintomas, TDAH em adultos e na escola. By LR Rosa Inclusión Escolar e Interacción Social: Una Revisión de Literatura. Introdução Como sabemos, não é de hoje que a educação inclusiva é objeto de estudo e pesquisa, muitos professores que realizaram o Programa de Desenvolvimento. evidenciar as ações pedagógicas no âmbito escolar que contribuem para. Entretanto este trabalho parte do seguinte questionamento: como as escolas de educação infantil vem fazendo para que as interações inclusivas aconteçam de forma significativa dentro de seus espaços? Estas ferramentas irão permitir o acesso e a coleta de documentos, como: artigos, que serão analisados através dos seus resumos, para que sejam. E análise qualitativa dos conceitos de educação inclusiva e transtorno do espectro autismo. Campanha mês de Abril #amacariri 02 de Abril Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Palavras-Chave: Autismo, inclusão, Educação Infantil. Com relação à natureza das instituições de educação superior IES, nota-se pela Figura 2 que, das 136 pesquisas, 95 são oriundas de instituições públicas, enquanto 41, de instituições privadas.

Y AUTISMO: DE LAS PRÁCTICAS BASADAS EN EVIDENCIAS A LA ESCUELA. Na pesquisa, teve-se como objetivo mostrar que as crianças portadoras de Autismo podem e devem se adaptar ao meio social, além. Porém apesar de todas as características que afasta essa criança da escola é importante salientar que essas crianças têm direito a educação e ao dar a elas a oportunidade de alcançar e manter um nível aceitável de conhecimentos. Advogada atuante na área de Direito de Família e Sucessões e Direitos da Pessoa com Autismo. Jul 27, 2006 Não será porque o ambiente escolar rígido não permite que ela se. No que se refere aos aspectos psicossociais, nota-se que os autistas têm como característica o isolamento, com isso dificultando sua relação com as pessoas do meio em que vivem, ocasionando as deficiências de relacionamento interpessoais e de interação com o meio. Com a nova busca, obtiveram-se 38 trabalhos cujos temas relacionam-se ao campo da educação, de acordo com suas palavras-chave. Organizado pela Associação Americana de Psiquiatria APA, o DSM IV apresenta as seguintes classificações para o autismo: Síndrome de Rett, Autismo Infantil, Síndrome de Asperger, Transtorno Desintegrativo da Infância, Transtorno Global do Desenvolvimento sem outra especificação. É desta envolvência que os alunos com transtorno do espectro autista TEA necessitam: a priorização de valores humanos que mostrem a importância da escola nos processos psicológicos dos indivíduos. Artigo: Um olhar sobre o autismo e sua especificidade. 9 Curso Letras Licenciatura plena, Curso de Pedagogia, Pós graduação Língua Portuguesa, Pós graduação em Educação Especial Inclusiva Aplicada à Educação Básica.

Entretanto o ensino de crianças pequenas deve estar adequado à realidade na qual o aluno convive e relacionada aos conhecimentos que ele traz da vida familiar e social, pois uma criança aprende por meio de relações que estabelece com seu meio. O objetivo deste estudo é evidenciar como o professor constitui as estratégias que. "A educação não é uma questão institucional. Atualmente é importante que todas as escolas estejam baseadas na educação inclusiva buscando assim atender as necessidades individuais das crianças por meio de um planejamento que permitam aprendizagem a todos na perspectiva de uma educação democrática. A escola sugeriu à mãe que colocasse a menina na aula de canto, pois tinha muito potencial para cantar. Mas como colocar essas ideias em prática? Inspire-se nestas histórias reais de inclusão e crie suas próprias Talvez você goste dos artigos. Como diz a mãe isso também isso também é uma forma de ajudar a criança autista a melhorar sua autoestima. Artigo de O autismo, também chamado de Transtorno do Espectro Autista, é um Transtorno Global do NA ESCOLA. Uma primeira abordagem ao estudante com autismo deve consistir na interpelação a nós mesmos na qualidade de educadores do que nos propomos, podemos e queremos ensinar. O presente artigo tem como finalidade uma reflexão sobre a prática pedagógica na educação infantil em relação a criança autista, pois esta síndrome é extremamente complexa, pois atinge importantes áreas do desenvolvimento que é a comunicação, a socialização e o comportamento.

Os pais podem desempenhar um papel muito importante no desenvolvimento de bebés e crianças com perturbações. E além da escola e de toda a comunidades escolar, os familiares devem ajudar essas crianças a se desenvolveram de forma integral. Foi no final da década de 1960, na Argentina, que surgiu o trabalho do acompanhante terapêutico AT para autismo na escola, uma necessidade para pacientes que obtiveram pouco sucesso apenas com as intervenções clínicas tradicionais em consultório. 8 Curso de Letras Licenciatura Plena e Curso de Pedagogia. Cabe ressaltar que as produções na área das Biociências são próprias de instituições públicas e concentram-se na área de genética, sugerindo a tendência a explicações etiológicas oriundas do modelo genético e à exigência de procedimentos metodológicos cuja tecnologia exige políticas de financiamento com as quais instituições privadas nem sempre são beneficiadas. Comece bem cedo e desenvolva com o seu filho, dia após dia, as ferramentas necessárias para ele poder explorar e desfrutar do mundo. Epistemologicamente repensada, a educação inclusiva deixa de ser mera modalidade de ensino, reduzida à operacionalidade das práticas, para ser problematizada como política que invade fronteiras, incorpora novos sujeitos e saberes, desnaturaliza-se, atinge e transforma as diferentes realidades. No Artigo 1º, destaca: 1o Para fins deste Decreto, considera-se público-alvo da educação especial as pessoas com deficiência, com transtornos globais do desenvolvimento e com altas habilidades CUNHA, Eugênio.

Desses, foram encontrados os mesmos 19 trabalhos da área da educação identificados na Tabela 1. 5 Pedagogia, Pós graduada em Educação Infantil e Séries Iniciais, Pós graduada em Educação Especial e Inclusiva. O autismo ou Transtorno do Espectro Autista TEA é caracterizado como uma síndrome comportamental que compromete o desenvolvimento ao Durante a infância, esse distúrbio costuma ser chamado de autismo infantil, uma síndrome de comportamento que predomina em meninos e faz. loja de artigos para festa e deixou Natália livre para observar tudo. Detalhes sobre 60 cartões de imagem dia/noite programação Board-Autismo visual para casa, escola,- mostrar título no original. Autismo, suas causas potenciais e características. Autismo e outros atrasos do Desenvolvimento: uma atualização para os que atuam na área: do especialista aos pais. O princípio desse processo deve ser o de que ensinar é possível e o de que podemos avançar até a constatação da mudança cognitiva e aquisição acadêmica por parte do aluno. Com a ajuda adequada, as crianças com deficiência mental e autismo podem viver de forma satisfatória a sua vida adulta. Esse entendimento foi evoluindo em função de observações baseadas em investigações e, em 1980, os diferentes domínios de perturbação do transtorno foram elencados pelo Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais III DSM III, sendo eles: alterações e déficit na. 1 Curso de Letras-Licenciatura Plena, Pós graduada em Educação Especial e Inclusiva, Pós graduada em Literatura Brasileira, Pós graduada em Educação Infantil-Práticas na Sala de Aula, Pós graduanda em Psicopedagogia Clínica e Institucional, Pós graduanda neuropsicopedagogia. Quanto às áreas de conhecimento, observa-se o elevado número de produções na área da saúde, com 92 trabalhos, sendo 36 de instituições privadas e 56 públicas.

4 Curso de Letras-Licenciatura Plena, Pós graduada em Língua Portuguesa, Pós graduada em Educação Infantil e Séries Iniciais. Este artigo busca responder a algumas questões: qual é o papel do professor frente à inclusão escolar de crianças com autismo na rede regular? O professor é visto como mediador no processo inclusivo. Logo, o processo de conhecimento de uma criança dever ser de forma contínua, ou seja, cada criança assimila o conhecimento de uma forma. e assim conhecer o ambiente de aprendizagem dos alunos. Por apresentar déficit no relacionamento interpessoal, a inclusão da criança autista não é algo fácil de ser alcançada. O autismo, atualmente considerado como Transtorno do A pesquisa bibliográfica conforme Gil 2008, parte da análise de artigos científicos ou mesmo de livros, que permite ao pesquisador coletar uma. Artigos Científicos, Espectro Do Transtorno De Autismo, Asd, Desigualdade De Gênero, Síndrome. Como palavras-chave: Autismo, inclusão, Análise do Comportamento Aplicada, escola, psicologia escolar, Análise do Comportamento, Educação. Quando se fala na inclusão da criança com autismo na escola regular, deve-se pensar também no professor, pois ele muitas vezes não está preparado para receber esses alunos especiais. Outra característica da criança autista é que. Sob a perspectiva do modelo biomédico, a apresentação do autismo é feita pelo discurso do prejuízo decorrente da condição psíquica do indivíduo. Leitura e análise das obras encontradas, na íntegra, com foco em seus objetivos, fundamentos teórico-metodológicos e resultados. Isso leva à problematização das diferenças que se constroem sobre a realidade social e escolar com base em explicações médicas e que estabelecem fronteiras entre os que podem e os que não podem ser educados. A pesquisa intitulada "Autismo na escola: ação e reflexão do professor" analisa as ações pedagógicas desenvolvidas por professores para a inclusão de crianças com autismo no ensino regular. No entanto, afeto não é apenas um pré-requisito essencial para a aprendizagem, é ele próprio uma forma de aprendizagem.

Source: https://www.researchgate.net

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